• Brasil BIT

Tipos de Business Intelligence

Atualizado: Abr 29


Diante de uma demanda gigantesca pela análise dos dados e entendimento dos mesmos para as tomadas de decisão, temos de acordo com cada negócio, formatos de relatórios que atendem de forma eficiente a sua necessidade de interpretação e gerada de insights. Alguns desses relatórios são:

· Relatório estático

Essa forma de relatório de inteligência de negócios é usada para fornecer uma visão fixa dos dados operacionais armazenados. Alguns relatórios são formatados para impressão, outros estão disponíveis para download como planilha ou outro formato. Os relatórios estáticos de inteligência de negócios fornecem uma visualização no tempo, normalmente proveniente do banco de dados operacional ativo dentro do aplicativo. Esse tipo de relatório é usado principalmente para relatórios em que há um layout predeterminado.

· Relatórios interativos gerenciados

O sucesso de um aplicativo operacional geralmente leva a novos insights para o grupo que gerencia o aplicativo. Nesse tipo de relatório de inteligência de negócios, o usuário final controla os tipos de gráficos, filtros e formatação. É usado principalmente para listas dinâmicas, filtragem de resultados e destaque condicional. Os relatórios de BI ajudam a impulsionar o desempenho dos negócios com compartilhamento de informações e KPIs (indicadores chave de desempenho) predefinidos.

· Relatórios e painéis altamente interativos

Os executivos ou gerentes de linha de negócios, normalmente precisam não somente de aplicativos operacionais diariamente, mas sim instantâneos semanais, diários ou a cada hora do desempenho dos negócios e do rastreamento de processos. Um painel de desempenho de inteligência de negócios mede tendências de curto e longo prazo, com acesso rápido aos detalhes subjacentes, para ajudar os gerentes a reagir com base em KPIs e métricas altamente gráficas.

· Relatórios de autoatendimento para aplicativos operacionais

Esse recurso de relatório permite criar relatórios personalizados de inteligência de negócios para várias operações fora de um aplicativo operacional empacotado. O usuário tem duas opções. Eles podem receber acesso direto ao banco de dados do esquema do aplicativo operacional e puxar um arquivo CSV dos dados para a máquina local ou usar uma ferramenta de design de relatório para requisitos mais avançados. A segunda opção é um ambiente de design de relatório fácil de usar para relatórios e análises ad hoc. Os usuários podem definir uma camada semântica fácil de entender que fica no topo do banco de dados do aplicativo. Com esses elementos e um designer gráfico de relatórios de arrastar e soltar, os usuários podem criar seus próprios relatórios de inteligência de negócios sob demanda, sem precisar de suporte adicional. Por fim, esse tipo de relatório permite que os usuários ajudem a si mesmos e aos outros.

· Exploração de dados de autoatendimento para uma visão mais profunda

Com inteligência de negócios, os usuários podem explorar seus dados e obter informações mais profundas. Como exemplo, um varejista pode querer explorar uma variedade de dimensões de dados, incluindo custos unitários de atacado, preço de varejo, vencimento de estoque, custos de remessa e dados de promoção de produtos. Para fazer isso, os usuários podem criar relatórios personalizados ou usar ferramentas de exploração de dados que permitem encontrar intuitivamente os dados de que precisam e responder a perguntas para suas consultas ad hoc.

Você gostou deste post?
Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada

Dúvidas

Nós estamos no linkedIn.