• Brasil BIT

Recursos de Business Intelligence

Atualizado: Abr 29


Quando se fala de BI, é certo que se apresente uma variedade de processos e recursos e que de acordo com cada negócio pode ser utilizado de forma diferente e customizada. Essa necessidade de customização veio sendo aplicada de acordo com a urgência na autonomia de cada negócio e/ou departamento para facilitar e automatizar todo o processo de entendimento e desempenho com o intuito de ampliar a visão da empresa. No início da utilização das ferramentas de BI, as entregas dos dados para as tomadas de decisão eram muito centralizadas e de processos longos e demorados, hoje essa realidade já vem sendo modificada para um BI mais moderno.

Dentre a gama de recursos da inteligência de negócio podemos citar:


· Comunicação

Com o software de relatórios de inteligência de negócios que obtém informações de uma ou mais fontes de dados e as apresenta em um formato de fácil leitura, os usuários corporativos podem se manter informados e obter respostas às perguntas feitas em intervalos regulares. Eles podem projetar painéis ricos, interativos e com pixel perfeito e escalar para milhares de usuários, além de relatórios ad hoc para dispositivos da Web, impressos ou móveis.


· Análise

Com um software de análise de dados projetado para modelar, visualizar e manipular qualquer tipo de dado e oferecer suporte a melhores tomadas de decisão, os usuários podem identificar tendências, identificar problemas e gerar insights. Eles podem explorar dados com poderosa OLAP relacional ou análise na memória contra qualquer fonte de dados.


· Dashboards

Com painéis que combinam dados e indicadores gráficos e fornecem resumos de relance, os usuários podem visualizar o estado dos negócios, acompanhar os principais indicadores de desempenho (KPIs), gerar insights sobre o contexto histórico e em tempo real e agir com mais rapidez. Quando os desenvolvedores de software incorporam esses painéis nos aplicativos em que executivos e profissionais do conhecimento estão agindo, eles tornam seus produtos mais valiosos e competitivos.


· Integração de dados

Um data mart ou armazém pode ser construído com um software de integração de dados que extrai, transforma e carrega dados (ETL) de diferentes fontes para fins de relatório e análise. Várias fontes de dados relacionais ou não relacionais diferentes também podem ser combinadas e disponibilizadas rapidamente usando a tecnologia de virtualização de dados.

20 visualizações
Você gostou deste post?
Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada

Dúvidas

Nós estamos no linkedIn.