• Brasil BIT

Desmistificando BI

Atualizado: Abr 8




Segundo Gartner, análise e inteligência de negócios (ABI) é um termo abrangente que inclui aplicativos, infraestrutura e ferramentas e práticas recomendadas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho.

Business intelligence é um termo de tecnologia que engloba dados, computação, processos e métodos de coleta, armazenamento e análise de dados das operações ou atividades para otimizar o desempenho dos negócios. Tudo isso é usado de maneira integrada para criar uma visão abrangente da empresa e ajudar as pessoas a tomarem decisões melhores e acionáveis.

Veja alguns exemplos de business Intelligence:

· Mineração de dados

· Geração de relatórios

· Benchmarking e métricas de desempenho

· Análise descritiva

· Geração de consultas

· Análise estatística

· Visualização de dados

· Preparação de dados

O BI auxilia os gestores no momento de tomarem decisões com base em dados atuais e nos históricos de forma mais rápida, fácil, eficiente e assertiva. Ele oferece um processo de busca das melhores práticas de gestão da entidade que conduzem ao desempenho superior, ajudando as pessoas a identificarem as tendências do mercado para aumentar as vendas ou a receita.

O business intelligence pode ajudar até mesmo nos esforços de conformidade e contratação, se usado com eficácia. Praticamente qualquer aspecto do negócio pode ser aprimorado com o BI. As visualizações interativas de dados oferecem suporte à pesquisa detalhada para explorar detalhes, identificar padrões e outliers e alterar quais dados são processados ​​e / ou excluídos. Quando os dados são visualizados como primeiro passo para obter informações, fica mais fácil identificar tendências emergentes.

A transformação digital criou uma grande massa de informações, e esse ritmo não diminui. Há dados em toda parte a todo momento, enraizados nos processos empresariais de organizações de todos os tamanhos. Todo mundo espera acessar as informações para tomar decisões cotidianas e descobrir quais caminhos devem seguir nos negócios.

Como o business intelligence pode ajudar as empresas:

· Identificação de áreas ou formas de aumentar o lucro

· Análise de comportamento de clientes

· Comparação de dados com empresas concorrentes

· Acompanhamento do desempenho da empresa

· Otimização das operações da empresa

· Previsão do sucesso de novos empreendimentos

· Identificação de tendências do mercado

· Identificação de problemas ou desafios dos negócios

22 visualizações
Você gostou deste post?
Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada

Dúvidas

Nós estamos no linkedIn.